quinta-feira, 4 de março de 2010

Secretária Municipal de Educação Vânia Carrijo,e cursistas presentes na abertura do Pró- Letramento.









PRÓ–LETRAMENTO ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM 
O que é o Pró-Letramento?

O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. O Programa é realizado pelo MEC, em parceria com Universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.
O Pró-Letramento funciona na modalidade a distância. Para isso, utiliza material impresso e vídeos e conta com atividades presenciais, que são acompanhadas por professores orientadores, também chamados tutores.

Objetivos
  • Os objetivos do Pró-Letramento são: oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática;
  • Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente; q desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem;
  • Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;
  • Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e Escolas Públicas dos Sistemas de Ensino.

Organização: O curso é composto por 7 fascículos
1) Capacidades lingüísticas: alfabetização e letramento
2) Alfabetização e letramento: questões sobre avaliação
3) A organização do tempo pedagógico e o planejamento de ensino
4) A Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura;
5) O lúdico na sala de aula: Projetos e jogos;
6) O livro didático em sala de aula: algumas reflexões;
7) Modos de falar/Modos de escrever.
Dinâmica: Cada fascículo deve ser estudado em três encontros de quatro horas semanais.

Ocorre por meio de um processo contínuo (formação continuada)
Valoriza-se o cotidiano escolar como espaço de construção de conhecimentos
Privilegia-se a utilização de diferentes metodologias
Valoriza-se as experiências do professor em formação (conhecimentos e experiências já acumulados pelo profissional)
Pautada em situações que levem o professor a refletir sobre sua ação cotidiana, buscando identificar os modelos teóricos que servem de suporte para a ação.
A escrita e a leitura são estimuladas durante todo o processo de formação, e a reflexão sobre os registros realizados (memórias do professor, diário de campo, caderno de acompanhamento dos alunos...) fazem parte das estratégias de formação.

Estado do Mato Grosso

Centro de Estudos em Educação e Linguagem CEEL / UFPE
Universidades parceiras:
UFMT

Estrutura do curso para os professores:
Duração
O curso terá a duração de 120 horas distribuídas em dois momentos:
Presencial – para início do curso e desenvolvimento de atividades coletivas, num total de 84 horas, com duração de quatro horas semanais;
Atividades individuais, num total de 36 horas.

FONTE: PRÓ- LETRAMENTO. FORMAÇÃO CONTINUADA.

7 comentários:

  1. JOSISLEIA O SEU BLOG ESTA MUITO BOM.COLOCAR MODELOS DE ATIVIDADES QUE E TRABALHADO NO CURSO. TUDO DE BOM. PARABÉNS PELA SUA INICIATIVA.

    ResponderExcluir
  2. Amei amiga, ficou lindo seu blog, vc é maravilhosa, parabéns!!!
    Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olà tutora prof. Josisléia, amei o blog e jutas o enrriqueceremos muito mais.
    Parabéns pelo nosso blog!!!!!
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Professora Josi!
    Muito bom o seu blog. fico muito feliz em saber o quanto estão entusiasmadas com os estudos e com a educação de Ribeirãozinho , Continuem assim pode ter certeza que sempre estarei torcendo por vcs. Parabéns !!! Muito sucesso.
    Sinto saudades, beijos Att, Agda

    ResponderExcluir
  5. Amiga parabéns, você é realmente extraordinária e esse seu blog está bem complexo; como tudo o que você sempre faz.AMEI o texto, muito bom e muito divertido.

    ResponderExcluir
  6. se pensando nas atividades, leituras e trabalhos, nos desestimulassemos, não estaríamos hoje nos deliciando com o aprendizado, as experiencias e todas as contribuiçoes deste curso. valeu amiga pelos textos gostosos, o ensino reflexivo e todas as boas coisas que temos aprendido juntas. Abraços! Eliane

    ResponderExcluir
  7. MUITO LINDO PARABÉNS MAMÃE...

    ResponderExcluir